Diversos Magistrados estão relatando problemas em Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária.
Esse período de grande mudança em todo o mercado imobiliário está deixando os Peritos Engenheiros e Arquitetos em grandes apuros no tocante a avaliação de imóveis, tanto para venda como para renovatórias de aluguel.
O motivo é que esses profissionais foram capacitados no tocante a estrutura e condições do imóvel e somente os Corretores de Imóvel possuem um conhecimento profissional quando a pericia envolve valores de mercado do imóvel.
Para avaliar um imóvel é necessário um certo tempo de experiência na função para que se tenha domínio sobre as regras e as normas técnicas que se deve seguir para a criação de um laudo técnico de boa qualidade, e não fica nisso.
Também é necessário entender sobre outros aspectos bem específicos, entender sobre documentação, e saber os pontos que devem ser utilizados para comparação com as ofertas ativas no mercado, e o mais interessante é que asse ponto de análise muda de acordo com cada amostra.
Analisar as amostras já é um trabalho que requer muito cuidado e experiência, mas no momento atual devido ao COVID o mercado imobiliário vem sofrendo uma transformação muito grande, e o que muito contribui com essa mudança é a mudança do consumo de quem compra ou de quem quer alugar um imóvel.
Empresas foram para o online e estão diminuindo suas despesas e buscam escritórios menores, muitas vezes em bairros da periferia dependendo do sue ramo, outras empresas passando a se instalar em grandes casas, para evitar as maiores conta de água e luz de um ponto comercia.
Trabalhar em uma casa grande as empresas ainda conseguem manter um clima familiar e mais aconchegante, até porque na sua maioria os funcionários não vão todos os dias, essa é uma forte tendência.
No caos de imóveis residenciais, muitas pessoas buscam imóveis menores e mais afastados, para economizarem enquanto outros buscam imóveis maiores para compartilharem com amigos para diminuírem despesas.
A avaliação se torna cada vez mais complexa e mais trabalhosa e por isso exige cada vez que seja feita por uma profissional bem qualificado e especialista em avaliações e esse fato já foi entendido dentro e fora dos tribunais.
Antigamente só os engenheiros e os arquitetos realizavam as avaliações de imóveis, mas foi identificado pelo judiciário que esses profissionais erma ótimos para avaliação a situação do imóvel quanto a sua estrutura, benfeitorias e danos porém quando se falava e valor de mercado o resultado não era satisfatório.
Se um Juiz pede um Laudo Pericial de Avaliação Imobiliária. para identificar o valor de venda de um imóvel e após o término da pericia o senhor juiz determina a venda e o valor não é absorvido pelo mercado imobiliário vigente a perícia não alcançou o seu objetivo e provavelmente existirá novas divergências e um novo processo.
Pensando assim os tribunais passaram a disponibilizar aos senhores juízes os verdadeiros profissionais de compra e venda de imóveis, e nós os corretores de imóveis passamos a auxiliar os senhores magistrados neste tipo de perícia de forma mais eficaz e satisfatória.
O CRECI para apoiar ainda mais está nova demanda da sociedade, criou e incentivou uma formação específica de avaliadores de imóveis urbanos e rurais e também criou ou cadastro único desses profissionais especialistas em avaliação de imóveis.
Laudos Periciais de Avaliação Imobiliária.
Caso ainda tenha dúvidas Fale Comigo.
Preencha o Formulário que te respondo.
Bibliografia e Citações:
1 ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas);
2 IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias),
3 CRECI – COFECI Conselho Regional dos Corretores de Imóveis;
Leonardo Leão
Perito Judicial – RJ
Assistente Técnico em Pericias de Avaliação Imobiliária.
Pericia Extrajudicial em Avaliação Imobiliária
Consultoria em Financiamentos Imobiliários