Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

Introdução

Hoje vou te esclarecer sobre uma dúvida frequente, muitas pessoas confundem uma avaliação de imóveis simples feita por qualquer corretor, com uma avaliação profissional, com força de laudo pericial, que segue as normas impostas pela lei, feita por um perito avaliador registrado no tribunal de justiça, com fé pública, o qual é o auxiliar direto de um juiz de direito. Espero que o conteúdo seja esclarecedor, mas se mesmo assim ficar com dúvida, me envie suas perguntas.

O que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

A Avaliação Judicial de imóvel é um processo técnico realizado por um perito judicial, que tem como objetivo determinar o valor de mercado de um imóvel em um processo judicial. Essa avaliação pode ser requisitada em diferentes tipos de processos judiciais, como ações de desapropriação, partilha de bens, indenizações por danos materiais, entre outros.

O perito judicial é um profissional especializado e habilitado, escolhido pelo juiz responsável pelo processo judicial, que deve realizar a avaliação do imóvel de forma imparcial e técnica, seguindo as normas e procedimentos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Durante a Avaliação Judicial de imóvel, o perito judicial realiza uma análise detalhada das características do imóvel, como sua localização, estado de conservação, infraestrutura e demais aspectos relevantes para a determinação do valor de mercado. Além disso, o perito pode utilizar diferentes métodos de avaliação imobiliária, como o método comparativo de dados de mercado, o método da renda e o método do custo, de acordo com as particularidades do imóvel em questão e do processo judicial em que a avaliação é requerida.

Ao final da Avaliação Judicial de imóvel, o perito judicial elabora um laudo pericial que deve conter informações detalhadas sobre o imóvel avaliado, a metodologia utilizada na avaliação, e o valor de mercado estimado para o imóvel. Esse laudo pericial é utilizado pelo juiz responsável pelo processo judicial como uma das bases para a tomada de decisão.

É importante destacar que a Avaliação Judicial de imóvel é um processo técnico e imparcial, que tem como objetivo garantir a justiça e a equidade nas decisões judiciais envolvendo imóveis. Dessa forma, é fundamental contar com um perito judicial capacitado e experiente, que possua conhecimento técnico e domínio das metodologias utilizadas na avaliação imobiliária.

O que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

Porque é feita a Avaliação Judicial de imóvel:

A avaliação de imóveis é feita para que seja determinado o valor de mercado de um imóvel, tanto para venda como para locação, podendo ser ele um apartamento, uma casa, um terreno, um imóvel rural, industrial, comercial, dentre outros.

A avaliação, por sua vez, precisa ser feita por um profissional competente e sério já que isso é primordial para a decisão do valor do imóvel que está sendo avaliado. Pensando nisso, os avaliadores precisam obter conhecimentos específicos e técnicos para garantir a confiabilidade do preço estipulado.

Este serviço de avaliação de imóvel recebe a denominação de avaliação judicial de imóveis quando é feita por determinação de um juiz, em um processo judicial.

O juiz, quando se depara com uma causa que envolve imóveis precisa nomear um perito avaliador para que faça esta avaliação. Este perito é então chamado de perito judicial e prestará seu serviço à justiça durante a fase de produção de prova do processo; depois disso ele se desligará automaticamente desta função e poderá voltar a ser nomeado em um novo processo judicial.

Um Perito Judicial em avaliação de imóveis antes de atuar nos tribunais ele precisa apresentar documentações que comprovem sua competência profissional, que está capacitado para atuar como perito, declaração do órgão de classe de que não possui problemas nos últimos 5 anos e também todas as certidões negativas dos órgãos judiciais e de polícia.

O que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

Qual a importância da avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis é importante para uma série de ocasiões, podendo ser para:

  • Determinar valor de liquidação;
  • Estipular o valor para seguros;
  • Possuir garantias bancárias;
  • Fazer atualização patrimonial;
  • Realizar o planejamento tributário;
  • Analisar os portfólios imobiliários;
  • Estabelecer a reestruturação societária;
  • Definir valores locativos;
  • Absorver prejuízos que foram acumulados;
  • Apontar o saldo de vida útil;
  • Estabelecer os custos para objetivos gerenciais;
  • Apontar os valores liquidados;
  • Realizar partilhas e inventários;
  • Propiciar indenizações;
  • Fazer a cotação para compra e venda;
  • Estruturar a regularização do imóvel;
  • Acompanhar a perícia;
  • Desapropriar imóveis;
  • Acompanhar as disputas judiciais;
  • Dar assistência técnica aos advogados;
  • Conduzir intervenções expropriatórias com objetivo de desapropriação.

O que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

Como é feita a Avaliação Judicial de um imóvel:

A avaliação de um imóvel é feita conforme os regulamentos da ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3, 14.653-4) as novas do CRECi e do IBAPE. Essas avaliações judiciais e extrajudiciais seguem um padrão de construção o0nde são aplicados cálculos de homogenização dos critérios e respostas de quesitos que fazem parte do pedido de perícia.

O que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

Quem pode fazer uma Avaliação Judicial:

Uma avaliação sendo conduzida por profissionais que possuam o credenciamento ao Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), é utilizada em pericias extra judiciais, essas avaliações recebem um selo digital fornecido pelo CRECI da região responsável e esta avaliação fica registrada por até cinco anos.

Peritos judiciais avaliadores de imóveis atuam na esfera judicial, como perito judicial a trabalho de um juiz, e para isso precisam estar devidamente cadastrados nos tribunais de justiça e somente um perito judicial realiza uma avaliação judicial.

O perito que irá avaliar o imóvel emitirá o laudo pericial de avaliação de imóvel como produto final da análise e cálculos realizados daquele determinado bem.

O que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

Como se inicia a avaliação judicial de imóvel:

Uma vez que o perito avaliador é nomeado pelo juiz ele deve estipular seus honorários num prazo máximo de 05 (cinco) dias, através de petição de honorários. O juiz então analisará o valor peticionado e poderá aprovar ou não. Caso não aprove o juiz poderá determinar o valor dos honorários. Cada parte do processo também poderá contestar o valor pedido pelo avaliador, no entanto é o juiz quem dá a palavra final. Porém cabe ao Perito aceitar ou não a realização da pericia, esse é um dos direitos do perito.

Uma vez definido os honorários o avaliador junta uma nova petição ao processo informando ao juiz se aceita ou não a demanda. Uma vez aceita, ele pode requerer 50% do valor adiantado e o restante a receber no final, quando entregar o laudo de avaliação do imóvel.

O que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

Informações Complementares

A norma ABNT Nbr 14.653

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é uma organização sem fins lucrativos, privada e de utilidade pública que surgiu nos anos de 1940 com o intuito de fornecer elementos que auxiliem na evolução tecnológica do Brasil.

Dessa forma, a associação é responsável por normalizar as técnicas realizadas no país, não somente a respeito de imóveis como também para muitas outras técnicas desenvolvidas em solo nacional.

Essa norma, em específica, é a que estipula como devem ocorrer as avaliações nos imóveis do Brasil inteiro. Podendo estabelecer quais os procedimentos precisam ser executados e como pode ser feita a coleta de amostrar, os cálculos, a homogeneização das amostras, dentre outras funções que envolvem a avaliação do imóvel de forma ampla.

Levando em consideração a norma, somente os peritos podem avaliar um imóvel e assinar os laudos finais da observação. A norma 14.653 é constituída por sete partes, sendo elas, respectivamente:

  • Nbr 14.1653-1: procedimentos gerais – avaliação de bens;
  • Nbr 14.1653-2: imóveis urbanos – avaliação de bens;
  • Nbr 14.1653-3: imóveis rurais – avaliação de bens;
  • Nbr 14.1653-4: empreendimentos – avaliação de bens;

A norma dispõe diretrizes para a avaliação de bens, sendo assim, há classificação a respeito de sua natureza, definições, abreviaturas, símbolos, instituição de terminologia, descrição de tarefas básicas, exposição de metodologias básicas, requisitos de laudos de análise e especificação do parecer.

Onde contratar um avaliador de imóvel ou um assistente técnico?

Se você precisa de uma avaliação de imóveis feita por um profissional capacitado eu sugiro que você procure um perito judicial que também tenha o cadastro CNAI, assim você tem a garantia de estar contratando um profissional que tanto está apto para realizar perícias judiciais como perícias extrajudiciais.

Os Peritos também são muito procurados para serem auxiliares técnicos dentro dos processos, nesta função o profissional vai acompanhar de perto a pericia a ser realizada atentando para os interesses do seu contratantes, diferente de quando estão na função de perito judicial e devem ser imparciais nos parecer técnico

Dessa forma, caso você precise de um profissional para realizar uma avaliação extrajudicial de imóvel na sua propriedade, seja ela qual for, basta entrar em contato comigo que lhe indico um profissional capacitado e te oriento no que for necessário.

Você ainda possui alguma dúvida sobre o que é uma Avaliação Judicial de imóvel?

Leia outras matérias sobre Avaliação Imobiliária. Nos acompanhe pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Você gostou da matéria? Me envie seus Comentários e Dúvidas e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!

Os 5 Passos para ser um milionário com Leilão de Imóveis

Saiba como pessoas comuns estão Fazendo Muito Dinheiro Comprando e Vendendo os Imóveis da Caixa

Leilão da Caixa – Imóveis com até 70% de desconto

Mais de 27.800 imóveis com até 70% de desconto, entrada de 5% e saldo financiado pela CAIXA

Os 5 Passos para ser um milionário com Leilão de Imóveis

Saiba como pessoas comuns estão Fazendo Muito Dinheiro Comprando e Vendendo os Imóveis da Caixa

Leilão da Caixa – Imóveis com até 70% de desconto

Mais de 27.800 imóveis com até 70% de desconto, entrada de 5% e saldo financiado pela CAIXA

Sobre Leonardo Leão

A máquina de fazer milionários está a pleno vapor, mas cabe a você embarcar rumo à riqueza ou continuar com essa cara de pobre.

Após 22 anos no mercado imobiliário eu decidi Revelar o Segredo que centenas de milionários tentam esconder; Vou te apresentar um método testado e aprovado de fazer qualquer pessoa se tornar um milionário mesmo que tenha muito pouco dinheiro de investimento inicial.

Ensino aos meus alunos a arte de comprar imóveis com 70% de desconto; Imóveis documentados e sem dívidas; Pagando apenas 5% de entrada e financiando o saldo devedor; Meu aluno aprende a vender esse imóvel com muito lucro e dobrar o seu investimento.

Leonardo Leão

Está dúvidas?

Me envie seus Comentários e suas Dúvidas.

"Obrigatório" indica campos obrigatórios

Nome e SobrenomeObrigatório
Vou te enviar um E-Book de presente! :)
Vou te responder pelo WhatsApp
Quero conhecer você melhor - Aproveita e me segue lá @imoveisdacaixa
Me envia seus Comentários e Dúvidas
Horário de AtendimentoObrigatório
Qual melhor horário para falar com você?

Postagens Relacionadas