Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

Introdução

Esse erro é uma constância no mercado imobiliário, as pessoas confundem a avaliação simples que uma imobiliária faz com uma avaliação pericial com poder judicial, na verdade, a maioria das pessoas nem sabe da existência de uma avaliação imobiliária pericial e nem para que serve.

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

Para melhor efeito no convencimento do juízo, a assistência técnica judicial deve ser contratada no início do processo, para se estabelecer relação do caso concreto com o comportamento do mercado imobiliário, afim de instruir a inicial com parâmetros argumentativos e valores bem fundamentados, ou, de contestação, para contra razoar a peça vestibular e direcionar a defesa dos interesses da parte, também fundamentada em laudo anexado.

A qualidade e a profundidade da fundamentação dos argumentos trazidos nas teses das partes, pela análise criteriosa do Assistente Técnico Judicial no início da demanda judicial, possibilitam o julgamento antecipado da lide, sem as incertezas que norteiam a perícia; e não sendo o caso, por constar dos autos desde o início do processo, propiciarão a formação do convencimento do Perito (na análise pericial) e do Juízo (no julgamento).

E, ainda que não haja a perícia esperada, ou que nesta não se tenha mais o mesmo assistente técnico judicial, o custo inerente ao serviço, ainda que limitado ao início do processo, é compatível com a excelência alcançada na argumentação vestibular, ou nas contrarrazões em contestação.

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

De todas as etapas que envolvem a assistência técnica judicial, a impugnação ao Laudo Pericial é a menos efetiva, pois, lançado o resultado pelo Perito, é remota a chance de alteração deste, e rara a possibilidade de julgamento diferente do alcançado no Laudo Pericial.

Sendo assim, o sucesso na ação está intimamente relacionado com o quanto o perito e o juízo estarão convencidos dos argumentos da parte, o que direcionará o resultado da perícia, e consequentemente do julgado.

De forma que, a contratação tardia da assistência técnica judicial limita a atuação profissional ao acompanhamento do Perito em vistoria ao imóvel e à impugnação ao Laudo Pericial, diminuindo imensamente o potencial de direcionamento do resultado da lide ao esperado pela parte.

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

1- Contratação tardia da assistência técnica judicial;

Contratada a assistência técnica judicial apenas quando da nomeação do perito pelo Juízo, por entender, o Patrono, que a questão só se inicia quando deferida a perícia, ou ainda, após a elaboração dos quesitos, por dificuldade de encontrar profissional habilitado em tão curto prazo (5 dias). Limitando o potencial de argumentação e fundamentação das peças vestibular e contestação, bem como a profundidade e o alcance dos quesitos no convencimento do Perito e do Juízo.

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

2- Não contratação da assistência técnica;

Quando a parte adversa contrata assistente técnico que interage com o Perito se utilizando de dados novos relevantes ao processo, esta tem mais chance no convencimento do Perito, quanto às teses defendidas. Se isentar do custo com o assistente técnico pode acarretar prejuízos maiores dependendo do resultado da causa. O custo com assistência comumente é inferior ao benefício com a consolidação das provas e convencimento do Perito, a partir da atuação do profissional.

Além disso, a impugnação do Laudo Pericial feita por leigos, não reflete propriedade com a técnica e conhecimento da causa, muitas vezes apenas repete argumentos já trazidos aos autos, quando, nesta etapa, não basta o descontentamento com o resultado, mas é preciso demostrar detalhadamente e didaticamente o efeito diverso que se teria com as interferências e correções apresentadas.

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

3- Contar com a realização da Perícia

Compete ao Juiz o julgamento antecipado da lide quando encontra na ação os requisitos para tal. Também nos casos em que a parte desiste da perícia, as provas demonstradas nos autos nortearão o julgamento. Favorecendo a parte que instruiu, desde o início, com prova robusta, argumentos e valores coerentes com o comportamento do mercado imobiliário, demonstrados por laudo técnico realizado pelo profissional assistente. De forma que, instruir a ação apenas com indícios (provas rasas), contando com a perícia, que não necessariamente irá acontecer, pode comprometer o resultado esperado para a demanda.

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

4- Argumentação sem fundamento técnico e/ou em valor diferente do alcançado no mercado:

Quando causa demanda efeito em valor de mercado imobiliário, normalmente o pleito é por quantia arbitrada por leigo (parte na causa, ou Advogado), e instruída com indícios (anúncios online), esvaziando o potencial de convencimento e, não raramente, destoando do que será resultante da análise pericial, em prejuízo para a parte que poderia ter explorado melhor o quantum pedido.

Não é raro conclusão pericial diferente do pretendido por ambas as partes, em que se poderia pedir mais, ou menos, se se conhecesse antecipadamente o resultado esperado com a avaliação técnica do mercado imobiliário.

Ex.: Renovatória de locação em que o Autor/locatário propõe arbitramento judicial do aluguel em valor maior que o de mercado;

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

5- Elaboração de quesitos superficiais

A elaboração de quesitos deve partir da análise profunda do caso concreto, e das formas de se provar o alegado, o que envolverá conhecimento técnico, experiência com o comportamento do mercado imobiliário (tendências, conjuntura e fatores de valorização relevantes), bem como a análise do conteúdo esposado pelas partes nos autos do processo. Diferente disso, serão superficiais, não direcionarão o convencimento do Perito e do Juízo ao resultado desejado.

Além disso, quesitos cuja resposta é óbvia, ou já constará obrigatoriamente do Laudo Pericial, são desnecessários e tornam prolixa a defesa das teses abordadas. Entenda-se como superficial o quesito:

  • cuja resposta é óbvia;
  • cuja resposta é elemento obrigatório do Laudo Pericial;
  • cuja resposta não remete, o Perito e o Juízo, ao desenvolvimento lógico da tese defendida;
  • que não confronta a tese controversa, nem reforça a tese defendida;

Quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

Conclusão

Por todo o exposto, sempre que a demanda versar sobre valor relativo ao mercado imobiliário, é recomendada a contratação de profissional para a atuação como Assistente Técnico Judicial, desde o início do processo. Preferencialmente profissionais que tenham como principal atividade a perícia forense, para cumular a prática, o conhecimento técnico e o conhecimento dos trâmites forenses.

Quem inicia uma demanda judicial envolvendo valor relativo ao mercado imobiliário (Exemplos: compra e venda, alienação judicial de bem imóvel, aluguel, indenização, desapropriação, penhora de bem imóvel, servidão administrativa, entre outras), já deve contar com o custo do Assistente Técnico Judicial, ou assume o risco de ter a defesa de seus interesses prejudicada por desconhecimento e inexperiência em relação ao comportamento do mercado imobiliário.

Você ainda possui alguma dúvida sobre quais os erros frequentes na contratação de uma Avaliação Imobiliária?

Leia outras matérias sobre Avaliação Imobiliária. Nos acompanhe pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Você gostou da matéria? Me envie seus Comentários e Dúvidas e também compartilhe nas Redes Sociais.

Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!

Os 5 Passos para ser um milionário com Leilão de Imóveis

Saiba como pessoas comuns estão Fazendo Muito Dinheiro Comprando e Vendendo os Imóveis da Caixa

Leilão da Caixa – Imóveis com até 70% de desconto

Mais de 27.800 imóveis com até 70% de desconto, entrada de 5% e saldo financiado pela CAIXA

Os 5 Passos para ser um milionário com Leilão de Imóveis

Saiba como pessoas comuns estão Fazendo Muito Dinheiro Comprando e Vendendo os Imóveis da Caixa

Leilão da Caixa – Imóveis com até 70% de desconto

Mais de 27.800 imóveis com até 70% de desconto, entrada de 5% e saldo financiado pela CAIXA

Sobre Leonardo Leão

A máquina de fazer milionários está a pleno vapor, mas cabe a você embarcar rumo à riqueza ou continuar com essa cara de pobre.

Após 22 anos no mercado imobiliário eu decidi Revelar o Segredo que centenas de milionários tentam esconder; Vou te apresentar um método testado e aprovado de fazer qualquer pessoa se tornar um milionário mesmo que tenha muito pouco dinheiro de investimento inicial.

Ensino aos meus alunos a arte de comprar imóveis com 70% de desconto; Imóveis documentados e sem dívidas; Pagando apenas 5% de entrada e financiando o saldo devedor; Meu aluno aprende a vender esse imóvel com muito lucro e dobrar o seu investimento.

Leonardo Leão

Está dúvidas?

Me envie seus Comentários e suas Dúvidas.

"Obrigatório" indica campos obrigatórios

Nome e SobrenomeObrigatório
Vou te enviar um E-Book de presente! :)
Vou te responder pelo WhatsApp
Quero conhecer você melhor - Aproveita e me segue lá @imoveisdacaixa
Me envia seus Comentários e Dúvidas
Horário de AtendimentoObrigatório
Qual melhor horário para falar com você?

Postagens Relacionadas